qUEM RECOMENDa O EPI-NO?

Fisioterapeutas em todo o Brasil recomendam o uso de EPI-NO. Conheça melhor eles: 

Dra. Jamile Lamb Maluf Bosner

Centro Bem Nascer

“Utilizo muito o Epino com as pacientes ao longo da gestação para conscientização perineal sobre contração, sustentação e relaxamento do assoalho pélvico e na reta final para alongamento e treino de expulsão! Tenho resultados muito positivos com o uso dele para o entendimento do uso correto da musculatura e redução  de índices de lacerações graus 2, 3 e 4 no expulsivo.”

Dra. Míriam (1)

Dra. Miriam R. Diniz Zanetti

Universidade Federal de São Paulo

“Comecei a trabalhar com o Epino durante meu doutorado (2006), e por não ser comercializado no Brasil naquele momento, recebi algumas amostras da fábrica na Alemanha. Desde o primeiro uso, achei um produto inovador e muito importante para as mulheres conhecerem. A utilização do Epino na gestação, na minha opinião além de melhorar a flexibilidade do assoalho pélvico e períneo, oportuniza que a mulher perceba como deve ser o momento de expulsão no parto. Para mim é uma ferramenta que favorece o preparo físico e emocional para o parto.”

3 (1)

Dra. Mônica Lopes

Clínica Salutaire

“O que mais gosto no Epi-No é a possibilidade de fornecer a gestante a percepção de um alongamento que remete ao círculo de fogo do período expulsivo do parto. Com isso, a gestante fica mais segura e sabe o que esperar. Muitas me dizem que lembraram dele nesse período e ficaram confiantes da capacidade de alongamento de sua musculatura pélvica através da fisioterapia em obstetrícia e também da utilização do Epi-No.”

Dr Roberto

Dr. Roberto Buenfil de Faria

Clínica Gravidez Saudável

“Nós aqui da Clínica Gravidez Saudável em São Paulo temos experiência com SUCESSO no uso do Epi-No para o treinamento e preparação ao Parto Normal há 6 anos aproximadamente.

Somos adeptos ao Parto Normal Humanizado que engloba uma equipe multiprofissional com médico obstetra e a fisioterapeuta obstétrica.

A utilização do Epi-No associada à massagem perineal realizada durante o pré-natal tem contribuído de modo significativo para se obter um parto normal com menos lesões, traumas e lacerações da vagina e do períneo (menor rotura perineal)  chegando até obter-se períneo íntegro após alguns partos.

O Epi-No reduz consideravelmente a necessidade de se realizar a Episiotomia (corte no períneo) para a saída do bebê.

Sem dúvida alguma é um grande avanço para facilitar o SUCESSO, bom resultado e satisfação no parto vaginal.”

1 (1)

Dra. Rosana Dantas

Fisiogestantes

“O preparo perineal por meio da Massagem Perineal e uso do EPINO apresentam resultados positivos na redução de taxas de episiotomia e lacerações durante o parto vaginal.Os relatos de parto das minhas mamães são muito favoráveis em questão do ganho de consciência corporal através das sessões com o uso do EpiNo na fisioterapia pélvica aonde trabalho posturas como vivência do parto, nas posições semi-sentada, posição lateral, quatro apoios, de pé e baqueta e através dessa vivência elas ganham conhecimento do seu corpo e empoderamento para saber como será na hora de parir!”

4

Dra. Sabrina Mattos Baracho

Clínica Sabrina Baracho Fisioterapia

“Utilizo o equipamento desde 2012, quando testei em mim mesma, grávida da minha primeira filha. Sabemos, pelas evidências científicas mais atuais, que ele não é capaz de prevenir traumas perineais da forma como foi preconizado o uso, que é com a gestante usando sozinha, sem supervisão profissional e chegando ao limiar de desconforto ao insuflar. Como fisioterapeuta, vejo vários problemas em usá-lo dessa forma, não me causando surpresa que os estudos não tenham visto resultados positivos na prevenção de traumas. Hoje, na minha prática, utilizo não com esse protocolo e com esse objetivo, mas com a intenção de dar à mulher a oportunidade de aprender a relaxar a  musculatura enquanto tem  a sensação de alongamento que o balão proporciona.  Quando bem utilizado, vejo que aumenta a segurança da mulher. Precisamos avançar nos estudos científicos com intervenções conduzidas por fisioterapeutas.”

Posso ajudar em Algo?